30 dezembro 2007

Mulheres mais afectadas pelo desemprego qualificado

Cerca de 70% dos desempregados com qualificação superior são mulheres, muitas delas jovens.
Uma boa parte do problema tem a ver com os cursos que elas escolheram, como o ensino, marketing ou ciências sociais, que são os 3 cursos com mais diplomados e também com mais desempregados.

Com a economia e o mercado de trabalho em permanente evolução, o curso escolhido pelas jóvens aos 15 anos pode tornar-se desajustado da procura quando terminam uma licenciatura ou um mestrado 10 anos depois. Por isso, é frequente uma uma jovem recém diplomada ter que fazer uma "reciclagem e reorientação profissional" quando descobre tarde demais que não há procura suficiente no mercado para as qualificações em que tanto investiu. É essencial manter os olhos postos na realidade cambiante do mercado de trabalho e a reciclagem é cada vez mais importante para os professionais de todas as idades.

As instituições de ensino superior ainda dão pouco apoio aos seus finalistas nesta matéria. Só as melhores universidades têm Gabinetes de Apoio à Colocação que ajudam os estudantes a preparar a sua abordagem ao mercado de trabalho. Uma instituição que não cuida da colocação dos seus diplomados pode estar a "trabalhar para a prateleira", isto é ,para o desemprego.

Na fase prepraração do CV, pode enviar o Curriculum Vitae no modelo europeu para CV Critique para ser comentado.

Desemprego no Feminino

1 comentário:

Micas10 disse...

Segundo o relatório trimestral da Comissão Europeia, a taxa de desemprego feminino em Portugal de 9,2% é das mais elevadas da Europa, bastante acima da média europeia de 7,4% mas abaixo da Espanha, Grécia e Eslováquia.