23 outubro 2010

Campanha das soroptimistas de Setúbal identificou 153 novos dadores de medula óssea

O Clube Soroptimist International de Setúbal, organizou campanha para angariar novos dadores de células de medula óssea.
A iniciativa decorreu na Quinta dos Moinhos de S. Filipe (http://moinhossaofilipe.planetaclix.pt/), em Setúbal, no dia 26 de Setembro, 2010.

O evento teve como objectivo aumentar o número de dadores e diminuir o número de indivíduos que esperam por um transplante de medula óssea. 

A recolha das amostras sanguíneas foi realizada pelo CEDACE, Centro de Histocompatibilidade do Sul,http://www.chsul.pt/,  organismo responsável pelos estudos laboratoriais de imunogenética e de imunobiologia das doenças transmissíveis, aplicados ao transplante de células, tecidos e órgãos em doentes e dadores.

Compareceram 177 potenciais dadores, dos quais 153 ficaram inscritos no banco nacional e internacional de dadores, uma vez que os restantes por diversos motivos não puderam ficar inscritos, devido aos critérios exigidos pelo CEDACE

A recolha das amostras para testes de compatibilidade de medula óssea consiste num pequeno volume de sangue para análise laboratorial não sendo necessário jejum.  O dador considerado apto é incluído numa base de dados nacional e internacional de potenciais dadores. 
Posteriormente pode ser contactado se o CEDACE verificar a compatibilidade com um doente que aguarda transplante de medula óssea. Todo o processo é feito  em regime de anonimato.

Os candidatos a dadores devem ter entre 18 e 45 anos  de idade, altura superior a 1.50m e peso superior a 50 quilos.  Tem de verificar-se a ausência de obesidade mórbida, patologia cardíaca, historial de Hepatite B ou C, doença oncológica, transfusão de sangue depois de 1980, doença auto-imune, patologia da Tiróide, diabetes ou anemia crónica.

O Clube SI de Setúbal agradece aos órgãos de comunicação e todos aqueles que com a sua boa vontade se envolveram e apoiaram esta iniciativa.

O Clube Soroptimist International de Setúbal desenvolve projectos de serviço no âmbito da saúde, educação e ambiente.
O Clube Soroptimist International de Setúbal foi fundado em 1994 e faz parte da União de Portugal que por sua vez está  inserida na rede soroptimista a nível europeu e mundial.

Os clubes soroptimistas têm como membros mulheres gestoras e profissionais que actuam por projectos de serviço a favor dos direitos humanos e da promoção do estatuto das mulheres. O movimento soroptimista não tem filiação política nem religiosa.

Muitos parabéns ao Clube de Setúbal ! 

Sem comentários: