15 março 2012

Soroptimistas prestam homenagem com novo prémio Teresa Rosmaninho 2012

Na Quinta-feira, 8 de Março de  2012, o Clube Soroptimist International Porto Invicta marcou o Dia Internacional da Mulher com uma homenagem Teresa Rosmaninho, 1955-2011, a sua presidente fundadora.
A Soroptimist International União de Portugal associou-se a este evento, atribuindo pela primeira vez o "Prémio Soroptimista  Teresa Rosmaninho Jovem Líder destinado a reconhecer “mulheres que se tenham distinguido na vida cívica e comunitária”.

Na presença da família da Teresa, incluindo a filha  Catarina  Corte Real,  Maria Amélia Monteiro, presidente actual, as soroptimistas do Clube Porto Invicta junto com  amigos, colegas e altas individualidades que conheceram a Teresa prestaram homenagem uma grande mulher que deixou muitas saudades mas também uma grande obra.

Discurso de Amélia Monteiro, presidente do Clube Porto Invicta:

"Minhas Senhoras, meus senhores, amigas e amigos
Desde já, e em nome do Soroptimist International Clube Porto Invicta, quero agradecer a todos a vossa presença nesta singela, mas muito sentida e comovida Homenagem à Teresa Rosmaninho.
Gostaria de iniciar estas breves palavras com uma citação de Fernando Pessoa:
O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.
Encontram-se nesta sala familiares, amigos, colegas e pessoas que contactaram com a Teresa Rosmaninho em contextos e tempos distintos.
 No entanto, penso colher a unanimidade dos presentes se afirmar que a Teresa era uma pessoa incomparável, logo, singular.
Foi uma Mulher que marcou o seu tempo e as pessoas que tiveram o privilégio de a conhecer: uma mulher empenhada na defesa dos direitos das mulheres, na luta contra todo o tipo de injustiças e de discriminação em razão do género, tendo, nesta área, tido um papel fundamental na luta contra a violência doméstica.
Quando conheci a Teresa, fazíamos parte do Curso de Auditores da Defesa Nacional em 2000, e desde logo, se começou a cimentar uma amizade e admiração recíprocas.
Mulher que lutava pelos ideais, nem que para isso tivesse que renunciar ao conforto pessoal e ao comodismo a que podia abandonar-se, cedo me desafiou para me juntar ao projeto soroptimista.
E assim me foi apresentado o Soroptimist Internacional Clube Porto Invicta de que a Teresa tinha sido uma das fundadoras e, porque não dizê-lo com toda a justiça, a sua força motriz.  
Em termos muito breves, pode dizer-se que é uma organização não-governamental que agrega mulheres profissionais das mais variadas origens, sendo a maior e mais antiga organização mundial feminina de clubes de intervenção social, que inclui as questões dos direitos humanos e do estatuto da mulher nas suas áreas de intervenção.
Conta com mais de 3.000 clubes e 90.000 mulheres filiadas em todo o mundo, sem qualquer filiação política nem religiosa.
Em boa hora o fiz, logo em 2001. Tive o privilégio de participar numa das suas obras que perdurará para além da passagem física da Teresa que, em tão pouco tempo tanto fez pelos outros.
Estou a referir-me ao Porto d’Abrigo: uma casa que acolhe mulheres e crianças que foram vítimas de violência doméstica. Aqui são acolhidas por pessoas tecnicamente qualificadas e humanamente sensibilizadas para promoverem a reconstrução de vidas destruídas e a reconquista da autoestima e da vontade de viver de novo sem medo do contacto com um dos lados mais sombrios do ser humano: o exercício da violência sobre os mais fracos fisicamente.
Este projeto resultou da reconstrução de uma casa cedida pela Câmara Municipal do Porto e projetada gratuitamente pelo Senhor Arquiteto Jorge Gonçalves. O Ministério da Justiça financiou.
Contou igualmente com a solidariedade de muitas pessoas e empresários e existe graças a um protocolo com o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social.  Atualmente, graças a um protocolo com a Câmara Municipal da Trofa, existem mais dois apartamentos destinados a acolher mulheres e crianças vítimas de violência doméstica.
Muito haveria a dizer sobre a obra e a mulher singular que foi a Teresa Rosmaninho.

No entanto, as imagens que se seguem, cuja realização se deve ao homem que a Teresa muito amava, bem como os testemunhos das pessoas que com ela contactaram nos mais variados contextos e projetos que acederam gentilmente marcar hoje presença neste espaço, disso darão nota.

Não posso, igualmente, deixar de assinalar a marca indelével que a Teresa deixou entre nós em geral e nos valores do soroptimismo em particular: será hoje atribuído, pela primeira vez o Prémio SoroptimsitaTeresa Rosmaninho Jovem Líder, pela SOROPTIMIST INTERNATIONAL UNIÃO DE PORTUGAL: a união dos clubes soroptimistas portugueses, representada pela sua Presidente e madrinha do  Clube Porto Invicta, Luisa Ramires.


Apreciadora como era da beleza e das suas várias manifestações, esta homenagem não ficaria completa sem a presença de um grande amigo da Teresa: o Maestro António Vitorino d’Almeida.
Demos, então, início à merecida e singela homenagem à grande mulher que para sempre ficará conhecida como Teresa Rosmaninho.
Passo a palavra à Catarina,  filha da Teresa que se juntou a nós para apresentar os intervenientes nesta homenagem."
... .... ... 
A Soroptimist International União de Portugal, representada pela sua presidente Luisa Ramires, que foi madrinha do Clube do Porto, juntou-se à homenagem entregando  o novo "Prémio Soroptimista  Teresa Rosmaninho Jovem Líder" à jornalista Ana Cristina Pereira pelo seu trabalho cívico e comunitário.  
Ver o blog de Ana Cristina Pereira em http://meninosdeninguem.wordpress.com/2012/03/12/teresa-rosmaninho/ 

O tema "Maria da Fonte," que refere uma outra grande mulher de armas da nossa história, foi lindamente interpretado pelo Maestro António Vitorino d'Almeida, como podemos apreciar no video em anexo. 

1 comentário:

PPP Lusofonia disse...

Um sobre liderança e género tem dois objectivos: explorar potenciais diferenças na eficácia percebida de líderes femininos e masculinos; e conhecer o estilo de liderança dominante no género feminino. Utilizou-se o Questionário de Liderança Multifactorial para recolher informação junto a 80 colaboradores na área de telemarketing de uma empresa nacional. No que diz respeito ao primeiro objectivo, os resultados mostram que não há diferenças percebidas entre o sucesso de líderes femininos e masculinos. No que concerne ao segundo objectivo, e ao contrário do sugerido pela literatura, os dados sugerem que não existe uma associação entre género e estilo transformacional vs transaccional, i.e., homens e mulheres líderes tanto adoptam um estilo como o outro.
Imperium femininis ... Uma liderança de sucesso escondido



Ana Duarte*, Teresa D’Oliveira** e Jorge Gomes***
Ver mais em http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S1645-44642009000300002&script=sci_arttext