28 novembro 2012

Ajudar a quem ajuda nos projectos sociais


Se a "necessidade aguça o engenho", a crise económica também fomenta a solidariedade e oferta de apoios para as causas mais necessitadas. 
Para quem quer ajudar, ou para quem necessita ajuda, aqui apresentamos algumas fontes de financiamento para projectos sociais, algumas baseadas em conceitos de "crowdfunding", a versão moderna e digital dos peditórios tradicionais. Geralmente os apoios estão disponíveis para projectos identificados e bem estruturados, com uma equipa de projecto que assegura a sua boa execução e permite o acompanhamento pelos doadores.
As plataformas de angariação de "crowdfunding" são geralmente auditadas e acreditadas. e até oferecem assistência técnica às organizaçãos do terceiro sector (social) na preparação de projectos e na elaboração de candidaturas. 
 Associação Movimento 1 Euro
NOVO-ASSOCIADO1A Associação Movimento 1 Euro é uma associação de solidariedade social, apolítica, sem fins lucrativos, criadora do "Movimento 1 Euro".
O "Movimento 1 Euro" utiliza apenas o apoio financeiro dos associados - 1€ por mês, por associado - para apoiar causas escolhidas e votadas por todos através deste website.
"Movimento 1 Euro"...  1 Euro, um Sorriso!  http://movimento1euro.com/
Instruções para a apresentação de candidaturas a apoios http://movimento1euro.com/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=12

Crowdfunding
Crowdfunding Accredited PlatformO BES Crowdfunding é uma plataforma que permite aproximar projectos aos seus apoiantes através doCrowdfunding é uma forma simples e recente de angariação de financiamento para um projecto através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses.
Com o BES Crowdfunding pode divulgar o seu projecto e reunir a comunidade que partilha o mesmo interesse. Se cada membro contribuir com um pequeno apoio, juntos conseguimos levar a cabo os maiores projecto.
Essa é a força do crowdfundingpequenos investimentos × grande comunidade = excelentes projectos!

Como criar um bom projecto e apresentar candidatura https://bescrowdfunding.ppl.pt/pt/guia 

  Bolsa de Valores Sociais
BVSA Bolsa de Valores Sociais replica o ambiente de uma Bolsa de Valores e o seu papel é facilitar o encontro entre Organizações da Sociedade Civil criteriosamente selecionadas, com trabalhos relevantes e resultados comprovados na área da Educação e do Empreendedorismo, e investidores sociais (doadores) dispostos a apoiar essas Organizações através da compra de suas ações sociais.

Histórias tradicionais do "tostão para o Santo António

1 comentário:

PPP Lusofonia disse...

Os Clubes Soroptimistas podem apresentar projectos que beneficiam mulheres e crianças ao SIE Action Fund em Janeiro, ou à Intermediação de Projectos Soroptimistas (Project Matching) ao longo do ano.

Ver mais em Soroptimist Projects http://www.soroptimistprojects.org/