27 maio 2013

Public Allies - liderança a partir da comunidade

Michele Obama fala de Public Allies, a organização que ela geriu em Chicago para treinar lideres a partir da comunidade.


Esta é a grande questão da liderança, se
- o comando vem de cima para baixo, num modelo de comando e controlo a partir de um chefe hierárquico, escolhido e renovado democraticamente. ou nem por isso
- o comando vem de baixo para cima, na forma de uma auto-determinação estruturada à volta de princípios de representatividade e responsabilização

Como funciona na vossa organização?

Fonte: http://www.publicallies.org/site/c.liKUL3PNLvF/b.5106423/k.BD7E/Home.htm


22 maio 2013

2013 é o Ano Internacional para a Cooperação pela Água


Criado pela Assembleia Geral da ONU, objetivo é aumentar conscientização sobre desafios do manejo da água; Unesco é a agência que vai liderar as atividades.
Eventos vão destacar manejo do recurso entre fronteiras
As Nações Unidas escolheram 2013 como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água, criado por uma resolução da Assembleia Geral. O objetivo é promover uma maior interação entre nações e debater os desafios do manejo da água.
Segundo a ONU-Água, existe um aumento da demanda pelo acesso, alocação e serviços relacionados a esse bem natural. O ano vai destacar iniciativas de sucesso sobre cooperação pela água.
Objetivos
O controle da água entre fronteiras também é um dos focos, como explicou à Rádio ONU, de Lisboa, a relatora especial para o Direito à Água e Saneamento, Catarina de Albuquerque.
“Pretende pôr um enfoque na importância da cooperação, precisamente do trabalho em conjunto, do diálogo, para evitar conflitos em casos de cursos de água transfronteiriços. Há tensões que podem ser evitadas se nós cooperarmos. Se sentarmos à mesa de negociações, os diferentes países, que partilham um determinado curso de água, para tentar arranjar as melhores soluções e assegurar que conseguem ter água suficiente para aquilo que necessitam.”

17 maio 2013

A União de Portugal celebra o seu Aniversário em Évora, 18-Maio-2013

evora-Convite SI (2).jpg

Publicação1_aqueduto_agua_prata_c_granul.jpgVamos ter uma visita guiada  ao Aqueducto Água de Prata, neste Dia Mundial dos Museus
Concentração nas Portas da Lagoa, 10h00
Contacto:  siclubeveroa@gmail.com 

15 maio 2013

Cidadania Ativa, 13-15 Maio, Gulbenkian


Preparação de candidaturas: seminários técnicos em Maio

30 ABRIL 2013

Preparação de candidaturas: seminários técnicos em Maio

A Unidade de Gestão do Programa Cidadania Ativa irá realizar seminários técnicos nos próximos dias 13 a 15 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, destinados a esclarecer a todos os interessados dúvidas acerca das regras do Programa e da preparação de candidaturas.

Quem pode aceder aos seminários e concorrer aos concursos?
Os seminários destinam-se a potenciais promotores de projetos elegíveis ao Programa. As entidades que poderão ser promotoras são as Organizações Não Governamentais (ONG) Portuguesas que obedeçam à definição estabelecida no Regulamento do Programa, disponível no sitehttp://www.cidadaniaativa.gulbenkian.pt/.

Para aceder aos seminários será necessária inscrição prévia (gratuita e obrigatória) por parte dos interessados, feita por e-mail para cidadaniaativa@gulbenkian.pt, indicando:
(1) o nome - uma só pessoa por organização; e (2) a organização. Será proposta uma data a cada inscrito, conforme o número de inscrições e à medida que estas forem dando entrada, aquando da confirmação da inscrição por e-mail. O número de lugares é limitado, pelo que se recomenda aos interessados o envio atempado das inscrições.

A que se destinam os concursos?
Os recursos do Programa, atribuídos pelos contribuintes da Noruega, Islândia e Liechtenstein no âmbito da participação dos respetivos países no Espaço Económico Europeu, irão apoiar projetos considerados pertinentes para os seguintes três domínios de atuação:

A.    Participação das ONG na conceção e aplicação de políticas públicas, a nível nacional, regional e local;
B.    Promoção dos valores democráticos, incluindo a defesa dos Direitos Humanos, dos direitos das minorias e da luta contra as discriminações;
C.    Reforço da eficácia da ação das ONG.

Os concursos lançados a 29 de Abril totalizam uma dotação orçamental de 3.675.000 euros, a que acrescem 87 000 euros para Iniciativas de Cooperação Bilateral, cujo concurso foi lançado a 22 de Março.

Os Avisos para Apresentação de Candidaturas, o Regulamento do Programa e o Manual do Promotor já estão disponíveis no site.