15 maio 2013

Cidadania Ativa, 13-15 Maio, Gulbenkian


Preparação de candidaturas: seminários técnicos em Maio

30 ABRIL 2013

Preparação de candidaturas: seminários técnicos em Maio

A Unidade de Gestão do Programa Cidadania Ativa irá realizar seminários técnicos nos próximos dias 13 a 15 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, destinados a esclarecer a todos os interessados dúvidas acerca das regras do Programa e da preparação de candidaturas.

Quem pode aceder aos seminários e concorrer aos concursos?
Os seminários destinam-se a potenciais promotores de projetos elegíveis ao Programa. As entidades que poderão ser promotoras são as Organizações Não Governamentais (ONG) Portuguesas que obedeçam à definição estabelecida no Regulamento do Programa, disponível no sitehttp://www.cidadaniaativa.gulbenkian.pt/.

Para aceder aos seminários será necessária inscrição prévia (gratuita e obrigatória) por parte dos interessados, feita por e-mail para cidadaniaativa@gulbenkian.pt, indicando:
(1) o nome - uma só pessoa por organização; e (2) a organização. Será proposta uma data a cada inscrito, conforme o número de inscrições e à medida que estas forem dando entrada, aquando da confirmação da inscrição por e-mail. O número de lugares é limitado, pelo que se recomenda aos interessados o envio atempado das inscrições.

A que se destinam os concursos?
Os recursos do Programa, atribuídos pelos contribuintes da Noruega, Islândia e Liechtenstein no âmbito da participação dos respetivos países no Espaço Económico Europeu, irão apoiar projetos considerados pertinentes para os seguintes três domínios de atuação:

A.    Participação das ONG na conceção e aplicação de políticas públicas, a nível nacional, regional e local;
B.    Promoção dos valores democráticos, incluindo a defesa dos Direitos Humanos, dos direitos das minorias e da luta contra as discriminações;
C.    Reforço da eficácia da ação das ONG.

Os concursos lançados a 29 de Abril totalizam uma dotação orçamental de 3.675.000 euros, a que acrescem 87 000 euros para Iniciativas de Cooperação Bilateral, cujo concurso foi lançado a 22 de Março.

Os Avisos para Apresentação de Candidaturas, o Regulamento do Programa e o Manual do Promotor já estão disponíveis no site.

Sem comentários: