28 outubro 2014

Parabéns - Cascais recebe prémio Climate Star pela sensibilização ambiental

Num universo de 1.600 municípios, a Câmara Municipal de Cascais recebeu dia 2 de outubro, em Viena, Áustria, o galardão “Climate Star” como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na sensibilização e educação ambiental nas escolas do concelho.
http://www.cm-cascais.pt/sites/all/themes/javali_theme/images/facebook_share_icon.gif

Nesta sexta edição do Climate Star, todos os 1.600 municípios que fazem parte do European Climate Alliance puderam participar, no entanto, o Prémio “Climate Star” foi atribuído apenas a 14 cidades europeias, entre elas Haia (Holanda), Budapeste (Hungria), Baden (Áustria) ou Essen (Alemanha), o que coloca Cascais como referência de responsabilidade social e na defesa do ambiente.

O prémio bienal “Climate Star” é atribuído pela Climate Alliance Europe, uma rede de mais de 1.600 municípios e cidades de 24 países europeus que tem como principais objectivos a redução de emissões de CO2 e o combate às alterações climáticas. Mais informações.

Cascais concorreu a este galardão com o projeto Energy Game, um jogo que tem sido utilizado nos últimos dois anos como ferramenta de sensibilização e educação ambiental nas escolas do concelho. 

O Energy Game (ver reportagem de campeonato em 2012) é um jogo interactivo, divertido e educativo, que trabalha num computador portátil e é projectado numa tela, permitindo a participação simultânea de vários jogadores, aumentando o elemento competitivo inerente ao projecto.

Cada jogador tem um comando Wii que permite interagir com a imagem da tela. 

O Energy Game é uma poderosa ferramenta para professores e educadores, auxiliando-os na missão de ensinar os alunos a fazer um uso consciente de combustíveis fósseis e de energia eléctrica e, consequentemente, a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. 


Sobre a Climate Alliance Europe: Homenageia, a cada dois anos, os melhores projetos municipais de combate às alterações climáticas. Já foram concedidas 90 estrelas. Entre as cidades que já receberam este prémio incluem-se Barcelona, Veneza e Zurique. 
A rede Climate Alliance tem crescido continuamente desde que foi fundada em 1990 e compreende um total de mais de 1.600 cidades e municípios da  Europa. 

Juntamente com os seus parceiros , os povos indígenas da América do Sul , visa dois objetivos: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a proteção das florestas tropicais .

Sem comentários: